quarta-feira, 10 de outubro de 2012

Jogo de Dominó

 
 
 


 

 
 
 
História do dominó
                O dominó é um jogo de mesa que pode ser considerado como uma extensão dos dados. Embora imagina-se que sua origem é oriental e antiquíssima, não sabemos se a forma atual era conhecida na Europa até a metade do século XVIII, quando os italianos o introduziram.
                Sua popularidade nos países latino-americanos é enorme, particularmente no Caribe (Porto Rico, Cuba, etc.).
Faixa etária: Acima de 5 anos
Materiais necessários:
                Placa de isopor de 2 cm
                Contact nas cores: verde, vermelho, amarelo e preto.
Objetivo do jogo:
                Para jogar dominó são necessárias 28 pedras retangulares. Cada pedra está dividida em 2 espaços iguales nos que aparece um número de 0 até 6. As pedras abrangem todas as combinações possíveis com estes números.
                Pode-se jogar com 2, 3 ou 4 jogadores ou em duplas.
              O objetivo do jogo é colocar todas as suas pedras na mesa antes dos adversários e marcar pontos. O jogador que ganha uma rodada, marca pontos segundo as pedras que foram colocadas pelos seus adversários.
                A partida terminará quando um jogador ou dupla alcançar a quantidade de pontos indicada nas opções de mesa.
Como jogar o dominó:
                Cada jogador recebe 7 pedras quando começa a rodada. Se na partida houver menos de 4 jogadores, as pedras restantes ficam no dorme para serem compradas.
                O jogo começa pelo jogador que tenha a pedra dobrada mais alta (se jogam 4 pessoas, sempre começará quem tem o seis dôbre ou carrilhão). No caso de que nenhum jogador tenha dobradas, começará o jogador que tenha a pedra mais alta. A partir desse momento, os jogadores realizam suas jogadas, por turnos e no sentido anti-horário.
                O jogador que começa a partida leva vantagem. Este é um conceito importante para a estratégia do dominó, pois o jogador ou dupla que começa, normalmente, é o que leva a vantagem durante a partida.
Regras:
                Cada jogador, no seu turno, deve colocar uma das suas pedras em uma das 2 extremidades abertas, de forma que os pontos de um dos lados coincida com os pontos da extremidade onde está sendo colocada. As dobradas são colocadas de maneira transversal para facilitar sua localização.
                Quando o jogador coloca sua pedra sobre a mesa, seu turno se acaba e passa-se ao seguinte jogador.
                Se um jogador não puder jogar, deverá comprar” do dorme tantas pedras como forem necessárias. Se não houver pedras no dorme, passará o turno ao seguinte jogador.
Final de uma rodada

                A partida continua com os jogadores colocando suas pedras sobre a mesa até que se apresente

alguma das seguintes situações:
Dominó
                Quando um jogador coloca sua última pedra na mesa, essa ação é chamada de bater. Quando joga-se sozinho, o jogador que ganhou a partida soma os pontos de todos os seus adversários. Jogando em dupla, somam-se os pontos de todos os jogadores incluindo os do seu companheiro.
Fecha
                Existem casos onde nenhum dos jogadores pode continuar a partida. Isto ocorre quando o número das extremidades saiu 7 vezes antes. Nesse momento se diz que a partida está fechada. Os jogadores contarão os pontos das pedras que ficaram; o jogador ou dupla com menos pontos vencem e somam-se os pontos da maneira habitual.
                Pode acontecer de você ter os mesmos pontos que o jogador ou a dupla que tem a vantagem, nesse caso, ganha este jogador.
Seguinte rodada:
                Nas rodadas seguintes, o jogador que começa o jogo é o seguinte da vez. Este pode começar o jogo com a pedra que quiser mesmo que não seja uma dobrada.

Fim de jogo:

                O jogo terminará quando um jogador ou dupla conseguir a quantidade de pontos necessários para ganhar.
 
 
 





Nenhum comentário:

Postar um comentário