terça-feira, 11 de setembro de 2012

ETAPA 1 - ATPS




 Possibilidades de intervenções que o professor deve fazer para uma criança que está no processo inicial da construção do conceito de número.

 
 
          O trabalho em classe tem uma importância bastante grande no desenvolvimento e das possibilidades de intervenções que o professor faz com seus alunos, pois é no espaço da sala de aula é que acontecem encontros, trocas de experiências, discussões e interações entre as crianças e o professor. É nesse espaço que o professor observa seus alunos, suas conquistas e dificuldades.
          Muitos profissionais da educação se preocupam com um ensino de matemática de qualidade, onde são inúmeros os estudos que indicam novos caminhos que façam que o aluno tenha cada vez mais oportunidades de indicar de modo adequado seus primeiros contatos com essa disciplina.
          Na verdade o conhecimento matemático não se dá em um conjunto de fatos memorizados, pois aprender números é mais do que contar, embora a contagem seja importante para a compreensão do conceito de número, que as ideias matemáticas também serão de grande importância em toda a sua vida escolar.
          É de extrema importância que o professor reconheça que os alunos necessitem de um tempo considerável para desenvolver os conceitos e as ideias matemáticas trabalhadas pela escola.
Um dos processos iniciais da construção do conceito numérico para as crianças na educação infantil, são aqueles que se integram naturalmente a ações de brincar livremente nos parques, ajudar na organização das salas, distribuir materiais, divisão de lanche com os demais coleguinhas, explorar objetivos,  como cantar, ouvir histórias, conversar etc .. São nessas primeiras relações espaciais que as crianças começam a perceber o sentido numeral, entendendo também outras formas matemática, como longe, perto, em cima, embaixo, dentro, fora, podendo observar melhor seus alunos, acompanhando suas conquistas e dificuldades.
           Neste sentido, cabe ao professor fazer as crianças se sentir participantes em um ambiente que tenha sentido para elas, a fim de que possam engajar-se em sua própria aprendizagem. O ambiente da sala de aula pode ser visto como uma oficina de trabalho de professores e alunos, podendo transformar-se em um espaço estimulante, acolhedor, de trabalho sério, organizado e alegre. No entanto, o professor não consiste resolver somente problemas e tomar decisões sozinho, mas também ele tem que animar e manter a rede de conversas, bem como coordenar ações. Sobretudo ele tenta discernir, durante as atividades, as novas possibilidades que poderiam abrir-se à classe, orientando e selecionando aquelas que favoreçam a aproximação dos alunos aos objetivos traçados e à busca por novos conhecimentos.
 
Referências Bibliográficas
 
Kátia Stocco Smole – Editora Artmed – Figuras e Formas


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